MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA
Classificação das Áreas:
- Critica
- Semicrítica
- Não critica
Tipos de Limpeza:
- Limpeza concorrente
- Limpeza terminal
Métodos e Equipamentos de Limpeza de superfície:
- Limpeza Manual Úmida
- Limpeza Manual Molhada
- Limpeza com máquina de lavar tipo enceradeira elétrica
- Limpeza Seca
Protocolo de Higienização das Mãos
Protocolo de Limpeza Concorrente
Protocolo de Limpeza Terminal
Protocolo dos Procedimentos corretos das etapas:
- Espanação
- Varrição
- Lavagem
- Limpeza de teto
- Limpeza de janela
- Lavagem de parede
- Limpeza de portas
- Limpeza de pias
- Limpeza de sanitários
- Limpeza de móveis e utensílios de aço cromados e fórmicas
Produtos de limpeza e desinfecção
- Protocolo de uso de EPI Protocolo de coleta de lixo Princípios básicos na operacionalização do processo de limpeza.
- A Limpeza Técnica é o processo de remoção de sujidades, mediante a aplicação de agentes químicos, mecânicas ou térmicos, num determinado período de tempo. Consiste-se na limpeza de todas as superfícies fixas (verticais e horizontais) e equipamentos permanentes, das diversas áreas do recinto. Com o objetivo de orientar o fluxo de pessoas, materiais, equipamentos e a frequência necessária de limpeza, sendo imprescindível o uso de critérios de classificação das áreas para o adequado procedimento de limpeza.
- CLASSIFICAÇÃO DE ÁREASÁREAS CRÍTICAS – são as que oferecem maior risco de transmissão de infecções, ou seja, áreas onde se realizam procedimentos invasivos e/ou que possuem pacientes de risco ou com sistema imunológico comprometido, como UTI, clinicas, salas de cirurgias, pronto socorro, central de materiais e esterilização, áreas de descontaminação e preparo de materiais, cozinha, lavanderia etc.
- ÁREAS SEMICRÍTICAS – são áreas ocupadas por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas, isto é, aquelas ocupadas por pacientes que não exijam cuidados intensivos ou de isolamento, como sala de pacientes, central de triagem etc.
- ÁREAS NÃO CRÍTICAS – são todas aquelas áreas não ocupadas por pacientes e onde não se realizam procedimentos clínicos, como as áreas administrativas e de circulação.
- TIPOS DE LIMPEZA Limpeza Concorrente – É o processo de limpeza diária de todas as áreas críticas, objetivando a manutenção do asseio, o abastecimento e a reposição dos materiais de consumo diário (sabonete líquido, papel higiênico, papel toalha interfolhado etc.), a coleta de resíduos de acordo com a sua classificação, higienização molhada dos banheiros, limpeza de pisos, superfícies horizontais e equipamentos mobiliários, proporcionando ambientes limpos e agradáveis.
Limpeza Terminal – É o procedimento de limpeza e/ou desinfecção, de todas as áreas da Unidade, objetivando a redução da sujidade e, consequentemente, da população microbiana, reduzindo a possibilidade de contaminação ambiental. É realizada periodicamente de acordo com a criticidade das áreas (crítica, semicrítica e não crítica), com data, dia da semana e horário préestabelecidos em cronograma mensal. Inclui todas as superfícies e mobiliários. Portanto, é realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, das áreas críticas, semicríticas, não críticas, infraestrutura e área comum. Deverá ser realizada ao final de cada procedimento envolvendo pacientes.MÉTODOS E EQUIPAMENTOS DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIES
Limpeza Manual Úmida
Realizada com a utilização de rodos, mops ou esfregões, panos ou esponjas umedecidas em solução detergente, com enxágue posterior com pano umedecido em água limpa. No caso de pisos é utilizado o mesmo procedimento com mops ou pano e rodo. Esse procedimento é indicado para a limpeza de paredes, divisórias, mobiliários e de equipamentos de grande porte. Este procedimento requer muito esforço do profissional e o submete ao risco de contaminação. Panos e mops utilizados na limpeza devem ser encaminhados para lavagem na lavanderia e guardados secos por medidas de higiene e conservação. É importante ressaltar que a limpeza úmida é considerada a mais adequada e higiênica, todavia ela é limitada para a remoção de sujidade muito aderida. Na limpeza terminal é necessária a utilização de métodos mais eficientes para a remoção de sujidades, como a mecanizada.
Limpeza Manual Molhada
O procedimento consiste em espalhar uma solução detergente no piso e esfregar com escova ou esfregão, empurrar com rodo a solução suja para o ralo, enxaguar várias vezes com água limpa em sucessivas operações de empurrar com o rodo ou mop para o ralo.
Limpeza com máquina de lavar tipo enceradeira automática.
É utilizado para limpeza de pisos com máquinas que possuem tanque para soluções de detergente que é dosado diretamente para a escova o que diminui o esforço e risco para o trabalhador.
Limpeza Seca
Consiste na retirada de sujidade, pó ou poeira, mediante a utilização de vassoura (varreduras seca), e/ou aspirador. A limpeza com vassouras é recomendável em áreas descobertas, como estacionamentos, pátios etc. Já nas áreas cobertas, se for necessário a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador.
DIMENSIONAMENTO DE RECURSOS HUMANOS ÁREA DE LIMPEZA
Área Crítica:
– Um auxiliar de serviço para cada 350 m² por turno (diurno)
– Um auxiliar de serviço para cada 700 m² por turno (noturno)
Área Semicrítica:
– Um auxiliar de serviço para cada 450 m² por turno (diurno)
– Um auxiliar de serviço para cada 900 m² por turno (noturno)
Área Não Crítica:
Serviços de Apoio Administrativos
– Um auxiliar de serviço para cada 550 m²
Vidros
– Um auxiliar de serviço para cada 220 m²
Área Externa
– Um auxiliar de serviço para cada 6.000 m².
REALIZAR A TÉCNICA PARA LIMPEZA DE AMBIENTES
Equipe de Limpeza
- Reúna o material necessário;
- Desligue os equipamentos da corrente elétrica;
- Lave as mãos;
- Calce as luvas;
- preparar 2 baldes: 1 com água e sabão líquido e outro com água limpa. Levar o material até a área a ser limpa;
- Afastar os móveis, para facilitar o trabalho;
- Molhar o local a ser lavado com a solução de água e sabão;
- Passar máquina de lavar no chão com movimentos circulares e movimentando para frente e para trás;
- Repetir a operação se necessário;
- Passar a mop embebido em água limpa para enxaguar bem o chão;
- Repetir o processo até que o chão fique bem limpo;
- Passar a mop seca para secar bem o chão;
- Limpar e guardar os equipamentos;
OBS: Mudar a água sempre que necessário.
USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
Equipe de Limpeza
1.Os trabalhadores do serviço de limpeza devem utilizar equipamentos de proteção individual para protegê-los durante o exercício de suas atividades, minimizando os riscos operacionais. São eles:
EPI’s NECESSARIOS
- – avental impermeável;
- – luvas grossas de PVC, cano médio e longo;
- – gorros;
- -máscaras com filtro e descartáveis;
- – botas cano médio e cano longo;
- – óculos;
- Faz parte da responsabilidade do empregador o fornecimento de EPI necessário ao uso diário, bem como a sua descrição da sua utilização correta.
Equipe de Limpeza
Cabe ao funcionário o dever de usá-lo, zelar pela sua conservação, higienização e guarda.
- AVENTAL
- Deve ser usado na desinfecção terminal dos quartos e ambientes contaminados;
- Vestir antes de entrar no ambiente que vai ser desinfetado;
- Após a limpeza: Tirar o avental puxando-o pelas mangas e dobrando-as para dentro e enrolando-o pelo avesso;
- Tirar o avental na saída da área onde foi feita a desinfecção na porta;
- Encaminhar o avental em saco plástico rotulado “contaminado” para a lavanderia.
- LUVAS GROSSAS
- Servem de proteção para as mãos e braços;
- Devem ser usadas sempre que for realizar limpeza e desinfecção de superfícies contaminadas;
- Após o uso: Devem ser lavadas e desinfetadas com solução de hipoclorito de Sódio a 0,5% viradas pelo avesso e postas a escorrer;
- Não devem ser usados indevidamente, pelo risco de transmissão de infecção, não pegar em maçanetas, torneiras e objetos de uso comum.
- GORROS
- USADOS- Áreas fechadas (centro cirúrgico ou centro obstétrico);
- Ambientes empoeirados;
- Desinfecção terminal, principalmente em áreas contaminadas e após o uso, se for tecido encaminhá-lo para lavanderia junto ao avental e se descartável, desprezar em local adequado.
- MÁSCARAS
- Usadas para desinfecção terminal em quartos ou ambientes contaminados;
- Proteção contra contaminação de gases tóxicos eliminados das soluções desinfetantes;
- Proteção em caso de isolamento respiratório;
- APÓS O USO: se descartável, desprezar, se for tecido encaminhar para lavanderia.
- BOTAS
- Impermeável e com solado antiderrapante;
- Usadas ao lavar áreas internas ou externas (contaminados ou não), com o uso de muita água e de produtos especiais;
- Ao lidar com eletricidade; Se usadas em desinfecção terminal, fazer desinfecção das botas com água, sabão e hipoclorito de sódio a 0,5%;
- Guardar limpas.
- ÓCULOS
- Usado para proteção dos olhos contra substâncias que são usadas no ambiente, e que possam causar irritação nos olhos;
- Após o uso: devem ser lavados com água e sabão e guardados em local protegido.